O Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas em sua nona edição trouxe muitos encontros que representaram a magia e significado desta celebração.
Este registro, no stand do Ponto de Cultura Seu Duchim, foi durante a produção da apresentação dos Manuelzinhos da Crôa - Cantos do Grande Sertão e Cantigas e músicas tradicionais.
Desde sua primeira edição em 2002, idealizado pela Funatura, o Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas vem firmando sua identidade e valorizando a cultura sertaneja.
O Ponto de Cultura Seu Duchim e Instituto Rosa e Sertão contribuiu neste colorido e animado encontro com a programação de oficinas e ensaios durante o evento.
Com ensaios com os musistas o stand do Ponto de Cultura foi regado com muita música e sons.
Além da música e da arte o Rosa e Sertão conduziu as discussões da mesa redonda “Turismo de Base Comunitária - uma das metas do projeto Arara Vermelha em parceria com a SEMAD - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais - moderada pela presidente do Instituto Rosa e Sertão Márcia Regina Silva Pena.
Durante este debate foram apresentados os resultados dos trabalhos já desenvolvidos na região dentre eles: Projeto Arara Vermelha - Damiana Campos, coordenadora do Instituto Rosa e Sertão, Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu - Cesar Victor do Espírito Santo, FUNATURA e Experiência com casas receptoras no Vão dos Buracos - Paulo Gomes, morador e guia da Comunidade Buracos.
Alguns encaminhamentos foram propostos dentre eles: Reunião com a rede hoteleira e comerciante para encaminhar documento ao MMA e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade contendo uma nova visão de avaliação para aprovação de Chapada Gaúcha na rota da Copa-Parque Nacional; Elaboração de um documento apresentando o Circuito de Turismo de Base Comunitária da região do Grande Sertão Veredas.
Estes dois documentos serão de grande valia para mostrar o tipo de turismo que a região do entorno do Parque Nacional realmente acredita.
Esta reunião está prevista para o segundo semestre do mês de agosto de 2010.