Governador entrega prêmio Objetivos do Milênio a iniciativas de sucesso em Minas
Realizado pela primeira vez pelo Estado, concurso tem 132 práticas participantes que contribuem para o desenvolvimento segundo desafios da ONU
Carlos Alberto/Imprensa MG
O governador Antonio Anastasia entregou, nesta segunda-feira (24/03), na Cidade Administrativa, troféus e certificados a 15 práticas vencedoras do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Minas. É a primeira vez que o Estado realiza uma edição do concurso. As 32 práticas finalistas foram divulgadas em novembro de 2013 e os outros 17 finalistas receberam o certificado de participação.
O prêmio visa reconhecer iniciativas de prefeituras ou de organizações como ONGs, universidades, fundações, empresas e movimentos sociais que contribuem com o cumprimento das metas do Milênio. Além de valorizar os projetos, o concurso faz com que boas práticas sirvam de exemplos para regiões onde esses indicadores precisam ser melhorados.
“Quero cumprimentar a todas as entidades finalistas desse prêmio e gostei muito de observar que, dentre os finalistas, temos organizações da sociedade civil, temos prefeituras, universidades, empresas, ou seja, é a sociedade como um todo, em todas as suas facetas que aqui comparece. Isso é muito bom porque demonstra como estamos multifacetados nessa tentativa de melhorar e aprimorar nosso Estado e nosso País”, disse o governador Antonio Anastasia.
Ao todo, 132 projetos foram inscritos para análise de um comitê técnico formado por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social, Fundação João Pinheiro e membros do Movimento Nós Podemos Minas. Um júri composto por seis profissionais foi o responsável pela definição das práticas premiadas.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) são desafios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em diversos indicadores sociais, como acabar com a fome e a miséria, reduzir a mortalidade infantil e combater a AIDS.
O coordenador do Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Pnud), Jorge Chediek, destacou que Minas Gerais mostrou grande progresso nos últimos anos. “O Brasil como um todo melhorou o índice de desenvolvimento humano, em 20 anos 47%. Minas melhorou 52%, ou seja, mais do que o resto do Brasil e é um avanço notável a nível mundial. Além disso, Minas tem repactuado os ODMs, ou seja, o governador e equipe do Governo de Minas Gerais assumiram um compromisso de ir além dos objetivos globais, assumindo o compromisso de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população mineira, que é também muito destacado e reconhecido globalmente”, disse Chediek.
O Prêmio
A edição mineira do concurso é uma parceria com o Prêmio ODM Brasil 5ª Edição, executado pelo governo federal. O regimento do Prêmio ODM Minas, suas etapas de seleção e os critérios de avaliação seguem as diretrizes do Prêmio Nacional. Todas as práticas inscritas no Prêmio ODM Brasil 5ª edição foram automaticamente inscritas na modalidade mineira.
“Os nossos agradecimentos àqueles que fazem parte deste momento de culminância de um processo rico, diverso e que reconhece, na diferença, os muitos que estão aqui hoje, mas que também estão lá fora em busca da transformação social. A todos que participaram do processo, muito obrigada. Este prêmio é muito importante para todos nós”, enfatizou Damiana Souza Campos, representante dos indicados ao prêmio.
O lançamento da modalidade estadual do prêmio é um dos produtos pactuados no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Internacional, firmado entre o Pnud e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com o objetivo de fortalecer a estratégia de redução da pobreza multidimensional e de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Estado de Minas Gerais.
Criado em 2004 pelo governo federal, o Prêmio ODM Brasil é fruto de parceria com o Pnud e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos. Os projetos premiados recebem certificados que confirmam a contribuição para a promoção dos ODMs. O pacto para os Objetivos do Milênio foi assinado, em 2000, por 191 países e os objetivos devem ser alcançados até 2015.
Também participaram da solenidade de entrega dos prêmios o secretário nacional da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano; o deputado Dilzon Melo, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro; a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, além de outros secretários de Estado, deputados, prefeitos e pessoas ligadas à causa social.
Objetivos do Milênio
Em 2008, Minas Gerais já havia superado cinco dos oitos Objetivos do Milênio previstos para 2015: redução da fome e da miséria; promoção da igualdade entre homens e mulheres; redução da mortalidade infantil; o combate a AIDS, malária e outras doenças; e garantia da sustentabilidade ambiental.
Em julho de 2012, o Estado se tornou, segundo a ONU, a primeira região subnacional do mundo a propor e assinar novas e mais desafiadoras metas a serem cumpridas até 2015. Foi assinado um memorando de entendimento para a repactuação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, contendo novo conjunto de metas, e ainda cooperar para aprimorar o diagnóstico sobre a pobreza e as estratégias de enfrentamento da questão.
A intenção do Governo do Estado foi estabelecer compromissos com patamares de desenvolvimento humano e social mais arrojado. Minas incluiu um nono compromisso, que é mais segurança e tranquilidade para todos, com a adoção de ações visando à prevenção e ao combate à violência.
Fonte: Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galerias/governador-entrega-premio-objetivos-do-milenio-a-iniciativas-de-sucesso-em-minas-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário