segunda-feira, 21 de junho de 2010

Rosa e Sertão realiza Oficina de Educação Ambiental durante a Festa de Serra das Araras

Educação para vida através da Educação Ambiental.

Para o desenvolvimento da oficina de Educação Ambiental para educadores da Escola Estadual Serra das Araras foi realizada visita in loco para planejamento das atividades e reconhecimento das trilhas e do potencial ecocultural e pedagógico do distrito de Serra das Araras.
A trilha escolhida foi à trilha do Morro do Fogo, comunidade tradicional localizada a 8 quilômetros do distrito. Nesta caminhada foram detectados pontos de descanso, visita a moradores tradicionais, pontos de banhos e veredas. Este caminho, sempre margeado, pelo Rio Catarina é maravilhoso!
Esta visita foi coordenada pela bióloga Cristiane que contou com a participação da Geógrafa e professora da escola Jerusa e da pedagoga Márcia Pena.

No dia 08 de junho de 2010 no distrito de Serra das Araras foi realizada em parceria com IEF e Escola Estadual Serra das Araras a II Oficina de Educação Ambiental do projeto Arara Vermelha. Esta oficina teve como objetivo levantar as ações de Educação Ambiental realizadas pela escola e construção do Plano de Educação Ambiental: Sustentabilidade e Trilha Ecocultural do entorno do PESA – Parque Estadual de Serra das Araras.

Durante a oficina os educadores levaram vários projetos desenvolvidos ao longo dos anos de 2008 e 2009 com vários temas e repensaram a sua postura pedagógica com relação à continuação das ações. “Não sei mais o que faço, pois a gente sabe fazer os projetos, mobiliza a comunidade, mas a gente não consegue sozinha” Diz a professora de Geografia Jerusa.

O debate esquentou quando foi citado o projeto coordenado pela professora Jerusa Verônica Silva que teve como objetivo mobilizar a comunidade para construção da Agenda 21 Local e encaminhar soluções práticas para o desenvolvimento do distrito de Serra das Araras. Todos falaram sobre cada item da Agenda 21 construída em 2008, mas que ainda permanecia apenas no papel e levantaram soluções para colocar o projeto em prática. " Não adianta a escola escrever o projeto, mobilizar a comunidade se o poder público não ajudar, este trabalho tem que ser junto". Explicou a professora. Ainda sobre as ações ela falou: " A questão do lixão aqui da Serra, ele fica no perimetro urbano, ao lado da casa da professora de Ciências, antes ficava na margem do Rio Feio. Já ligamos, mandamos ofício e nada. Vamos tentar novamente".

Após a oficina com os educadores colocamos em em pratica duas ações da Agenda 21 Local, durante a  Romaria de Santo Antonio, mais conhecida como Festa de Serra das Araras. Esta festa acontece há mais de 100 anos durante o mês de junho recebendo  aproximadamente 15 mil pessoas causando um forte impacto ambiental devido a produção de lixo no distrito e na trilha até a Serra das Araras – local tradicionalmente visitado para pagamento de promessas dos romeiros.

As atividades realizadas nos dias 09 e 10 junho foram ligadas a questão de conscientização ambiental com os barraqueiros e comerciantes que contou com distribuição de sacos de lixo, cedidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e oficinas para crianças e adolescentes durante as Ruas de Cultura.

Esta iniciativa fez a diferença!

A educação ambiental não é feita somente de ações imediatas, mas conta com o trabalho contínuo de quem acredita em um mundo melhor.Uma semana após a festa de Serra das Araras ainda encontramos muito lixo no distrito como: cabeças de gado e ossos jogados pelo rio Catarina, garrafa de cerveja, plástico. Mas isso já foi pior! " Já foi encontrado aqui mais de 20 cabeças de gado morto na beira da Catarina" Diz um adolescente participante da Oficina de Ecoturismo. " Isso ai foi os romeiros que matam para comer durante a festa" justificou um professor da escola.
Agradecemos a todos que fizeram parte deste trabalho. Em especial: aos meninos e meninas do Pró Jovem e coordenadora Vera, as Professoras das Séries Iniciais e do Ensino Fundamental, a Direção e Supervisão da Escola Estadual Serra das Araras, ao IEF, a Igreja Santo Antonio, as Meninas do Rosa e Sertão e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário