quinta-feira, 22 de julho de 2010

Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas

O Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas em sua nona edição trouxe muitos encontros que representaram a magia e significado desta celebração.
Este registro, no stand do Ponto de Cultura Seu Duchim,  foi durante a produção da apresentação dos Manuelzinhos da Crôa - Cantos do Grande Sertão e Cantigas e músicas tradicionais.

Desde sua primeira edição em 2002, idealizado  pela Funatura, o Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas vem firmando sua identidade e valorizando a cultura sertaneja.
O Ponto de Cultura Seu Duchim e Instituto Rosa e Sertão contribuiu neste colorido e animado encontro com a programação de oficinas e ensaios durante o evento.
Com ensaios com os musistas o stand do Ponto de Cultura foi regado com muita música e sons.
Além da música e da arte o Rosa e Sertão conduziu as discussões da mesa redonda “Turismo de Base Comunitária - uma das metas do projeto Arara Vermelha em parceria com a SEMAD - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais - moderada pela presidente do Instituto Rosa e Sertão Márcia Regina Silva Pena.


Durante este debate foram apresentados os resultados dos trabalhos já desenvolvidos na região dentre eles: Projeto Arara Vermelha - Damiana Campos, coordenadora do Instituto Rosa e Sertão, Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu - Cesar Victor do Espírito Santo, FUNATURA e Experiência com casas receptoras no Vão dos Buracos - Paulo Gomes, morador e guia da Comunidade Buracos.

Alguns encaminhamentos foram propostos dentre eles: Reunião com a rede hoteleira e comerciante para encaminhar documento ao MMA e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade contendo uma nova visão de avaliação para aprovação de Chapada Gaúcha na rota da Copa-Parque Nacional; Elaboração de um documento apresentando o Circuito de Turismo de Base Comunitária da região do Grande Sertão Veredas.

Estes dois documentos serão de grande valia para mostrar o tipo de turismo que a região do entorno do Parque Nacional realmente acredita.

Esta reunião está prevista para o segundo semestre do mês de agosto de 2010.

4 comentários:

  1. Maria da Conceição6 de agosto de 2010 13:07

    Damiana
    Quero parabenizála(s) pelo brilhante trabalho que vêm desenvolvendo em Chapada Gaúcha. Busco sempre, no site da cidade, estar informada do que vem acontecendo por aí e sempre fico maravilhada com os trabalhos e resultados dos projetos. Parabéns!!! Abraços a você, Diana e Daiana.
    Bjks
    Maria - sfmg_mara@hotmail.com( Secretaria de Cultura de São Francisco)

    ResponderExcluir
  2. Mária flor,

    Este trabalho é nosso!
    O coletivo do Rosa e Sertão é abençoado.
    Obrigada pelo carinho.
    Venha e seja uma seguidora.

    ResponderExcluir
  3. Olá Damiana, sou o Zeca, da Rádio Câmara e te entrevistei em junho em Sagarana. A série de matérias sobre o desenvolvimento sustentável na região já está no ar. Você pode conferi-la no link http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/default.asp?selecao=PROGLATERAL&programa=132&Dias=15

    Te mandei um e-mail pro seu endereço no hotmail, mas não sei se está ativo. Se não conseguir acessar as matérias, entre em contato comigo no email zecaz@uol.com.br

    Abraço
    zeca

    ResponderExcluir
  4. Damiana, querida, temos muita alegria e orgulho por você cuidar dos agentes de leitura, estimular o trabalho das bibliotecas rurais Arca das Letras e por ser uma grande militante da cultura e desbravadora dessas veredas tão lindas do nosso país.

    Parabéns!

    forte abraço,

    Cleide Soares
    Coordenadora-Geral de Ação Cultural do Ministério do Desenvolvimento Agrário

    ResponderExcluir