quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Festa do Manzuá - Comunidade Retiro dos Bois

"Oi cadê o Manzuá? Oi ele aqui. Oi cadê o Manzuá? Oi ele aqui."
Ele estará no dia 09 de outubro na comunidade Retiro dos Bois. Manzuá é uma dança de roda onde a trouxa na cabeça do perguntador é que comanda a brinncadeira. Desta dança surgiu o grupo forte da beira da Carinhanha "Manzuá".
Os moradores prometem aos participantes muita festa e alegria em comemoração ao I Prêmio Culturas Populares recebido pela comunidade após concorrem no edital do Governo Federal/2010 com sua história e vivência.
A comunidade quilombola Retiro dos Bois luta há mais de 15 anos pelo reconhecimento territorial e politico por parte do município que pertence (Januária/MG).  Através da música e do batuque deram a volta por cima e no sabádo comemoraremos a volta da matriarca Lorença Borges que depois da diabetes teve que sair de sua comunidade que não tem acesso a saúde.
Com festejo a comunidade receberá, neste dia, a Arca das Letras - Biblioteca rural do Ministério de Desenvolvimento Agrário- que ferverá novamente o espaço da antiga escolinha na casa de Fiota, filha de Lorença, liderança da comunidade.
Segura coração!



Evento: Festa do Manzuá Data: 09/10/2010 Local: Comunidade Retiro dos Bois Chapada Gaúcha/MG e Januária/MG Apoio: Ministério da Cultura/SCC - Governo Federal

Um comentário:

  1. Ei, Damis, sempre dou uma passadinha por aqui para matar a saudade do sertão mineiro... Pois, quero escrever um perfil sobre você e o Instituto R&S para a Vida Simples! Me dê um alô. Beijones, Mafê

    ResponderExcluir