sábado, 6 de novembro de 2010

Brigada Municipal do PREVFOGO faz a diferença no município de Chapada Gaúcha

A Superintendência do Ibama/MG, por meio do Escritório Regional de Montes Claros, tem dado todo o apoio necessário ao Prevfogo/Ibama para a implementação de brigadas de combate a incêndios em parceria com diversos municípios mineiros. Os primeiros cursos neste ano para a formação de brigadistas aconteceram nos municípios de Itacarambi e São João das Missões de 09 a 13 de agosto, e nos municípios de Chapada Gaúcha e Januária de 16 a 20( Assessoria de impresa do IBAMA).
 
A cidade de Chapada Gaúcha - MG - já conta com sua Brigada Municipal.Com o combate aos incêndios em áreas do entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, Parque Estadual Serra das Araras e comunidades;

Conta com o apoio de 15 integrantes, sendo 2 Chefes de Esquadrão e um chefe de Brigada. Além do combate ao fogo a Brigada Municipal de Chapada Gaúcha tem em seu plano de trabalho com ações de:  Educação Ambiental nas escolas, revitalização do Rio Feio ( distrito de Serra das Araras), coleta de sementes nativas e produção de mudas para  o viveiro municipal - construído em 2005 pela Brigada do IBAMA, sob coordenação de Kolbe Soares - chefe do PARNA GSV - na ocasião.

A inciativa do IBAMA na implantação de brigadas em parcerias com as prefeituras municipais do Norte de Minas veio mostrar a importância do trabalho interdisciplinar com prevenção e combate ao fogo ligado a ações socioambientais no entorno das Unidades de Conservação. Além da diminuição de ocorrências de incêndio pode ser mensurado positivamente o trabalho sociambiental, Educação Ambiental e Geração de Renda. Estes pontos devem ser levados em consideração como fatores importantes na avaliação que resultará  continuidade ou não do programa.
Registro fotográfico da Briagada Municipal de Chapada Gaúcha.

 Brigada Municipal de Chapada Gaúcha
 Educação Ambiental nas escolas - Coleta de saquinhos de leite para produção de mudas e apresentação do programa PREVFOGO.
Limpeza do Rio Feio - Distrito de Serra das Araras

Revitalização do Rio
 Lixo recolhido no rio Feio e Rio Catarina - Distrito de Serra das Araras

O Instituto Rosa e Sertão é parceiro da Brigada. No dia 28 de outubro realizou trabalho de Educação Ambiental  com os alunos da Escola Municipal Santa Terezinha - comunidade Buraquinhos -. Através desta iniciativa foram coletadas cerca de 300 sementes nativas do Cerrado. Com esta primeira ação  foi celebrado um pacto com a comunidade de realizar o plantio destas mudas, com a  parceria com a Brigada, em dezembro e janeiro de 2011.

Outro ponto que merece a atenção para o trabalho em parceria na Unidade de Conservação ( UC ) e seu entorno é o papel dos Conselhos Consultivos das Unidades - ferramenta necessária  para uma boa gestão. Infelizmente alguns conselhos de UCs não atuam de forma esperada impedindo que a sociedade civil intervenha e contribua neste processo tão importante de preservação e interação com o Cerrado. Esta ação deve ser repensada pelas instituições gestoras como ICMbio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Onde você encontra a Brigada:
Viveiro Municipal de Chapada Gáucha.

Pontos de Apoio: Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Av. Idearte de Souza, Centro
Casa da Funatura - Avenida Grande Sertão Veredas

VIVA O CERRADO EM PÉ!

Fontes e Créditos:
 http://www.mma.gov.br/
Fotos Brigada Municipal de Chapada Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário