sábado, 16 de julho de 2011

Oficina de Audio Visual - Causos do Sertão

A oficina coordenada por Geraldo Pereira e Ana Carneiro foi apresentada aos participantes como sendo o marco inaugural dos trabalhos de audiovisual do Instituto Rosa e Sertão, sugerindo desde o primeiro momento processos de continuidade.

Os dez dias de oficina foram divididos em três etapas:
1. Pré-produção – dias 23 e 24 de junho: etapa destinada à apresentação dos participantes, à introdução da prática audiovisual e à preparação das gravações.

2. Produção – dias 25 a 27 de junho: etapa destinada à gravação dos vídeos.

3. Pós-produção – dias 28 a 30 de junho e 01 e 02 de julho: etapa destinada à análise do material gravado, decupagem e edição.

O método de trabalho centrou-se na experiência prática como campo de aprendizagem. Toda reflexão partiu de um dado prático trazido pelo grupo. Buscou-se evidenciar processos de intimidade entre os participantes e as atividades propostas solicitando imagens à memória afetiva de cada um, fossem elas da televisão, do dvd, da fotografia, da página de revista ou do dia a dia comum. A mim coube fazer parte da equipe como supervisor, orientador e também como realizador.




Roda de Prosa
O grupo de participantes foi composto por dez pessoas, com idades entre 15 e 50 anos, com formações escolares diversas, selecionadas pelo grupo de monitores em data anterior ao início da oficina.
A temática das gravações também foi definida em reunião anterior ao início da oficina pelo grupo de monitores: gravaríamos os “causos” ou os “contadores de causos” da região.


D. Edith - contadora de causo

Os “contadores de causos” foram selecionados pela monitoria da oficina em data anterior ao início do curso: três senhores e duas senhoras, moradores antigos do município, foram avisados previamente da gravação com o grupo de participantes.

D. Lili - Contadora de Causo

Realização: Instituto Rosa e Sertão/Ponto de Cultura Seu Duchim
Parceria: Governo Federal - MinC, Programa Ponto de Cultura, Governo de Minas Gerais - SEC - Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário