A Caixa Econômica Federal firmou, em dezembro de 2011, Acordo de Cooperação Financeira com o Instituto Culural e Ambiental Rosa e Sertão para apoiar projeto de Turismo Ecocultural de Base Comunitária no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu. Este prevê, juntamento com o projeto de Extrativismo firmado com a Coop. SertãO Veredas, a conservação e uso sustentável do Cerrado na região do Sertão Norte-Mineiro, Noroeste e Bahia. A ação será feita por meio do Fundo Socioambiental Caixa (FSA).
O projeto será realizado no bioma cerrado, que ocupa uma área de 25% do território brasileiro, com grande biodiversidade, riquezas socioculturais e importantes nascentes de bacias hidrográficas como a do São Francisco, do Prata e do Amazonas tendo como objetivo fomentar o desenvolvimento da região em bases sustentáveis e integrado ao manejo das unidades de conservação e demais áreas protegidas do Mosaico SVP.
Estão previstas as seguintes ações: I) Formação nas áreas de empreendedorismo relacionados a hospedagem e alimentação, Condução de turistas, desenvolvimento de roteiros ecoculturais, operadores locais de turismo, noções de turismo;
II) Visitas de intercâmbio em localidades que realizem trabalhos bem sucedidos relacionados com ecoturismo e turismo ecocultural, objetivando a troca de experiências e estabelecimento de parcerias;
III) Valoração da cultura tradicional por meio de educação ecocultural nas escolas e comunidades e, realização do Encontro Anual dos Povos do Grande Sertão Veredas;
IV) Fortalecimento da organização comunitária; V Melhoria da infra-estrutura por meio da implementação de três pousadas comunitárias.
De acordo com o Plano de Trabalho o referido projeto será executado em dois anos com abrangência nos 11 municípios que engloba o Mosaico, contando com a gestão participativa do Conselho Consultivo do Mosaico e o acompanhamento do Comitê formado por instituições governamentais e não governamentais da região.
finalmente andou, que bom!
ResponderExcluiragora é arregaçar as mangas!
beijo!
sucesso
e fôlego!
Agora que é a hora!
ResponderExcluirEspero que esta experiência de gestão territorial, pensando ações que contemplem a coletividade e esforços de várias instituições que trabalham no Cerrado, possamos referenciar, mobilizar e contribuir com este tão sonhado desenvolvimento territorial.
Beijos flor,
Damiana
olá damiana. li sua matéria sobre o manzuá. adorei. eu já conhecia a manifestaçao de um encontro de culturas tradicionais que ocorreu aqui no estado de goiás. gostaria de ter acesso a algum video da dança ou algo assim, pra matar a saudade. vc tem algum link pra me indicar, ou algum video pra me mandar. obrigado. e parabéns.
ResponderExcluirOi flor,
ResponderExcluirTemos sim, mas não está postado. Já tentei colocar no blog, mas tá dificil...Vou pedir para um amigo me ajudar.
Bjs