sexta-feira, 4 de maio de 2012

Jovens e adolescentes movimentam o Ponto de Cultura "Seu Duchim"



Na semana de 19 a 30 de abril, no Ponto de Cultura Seu Duchim/Rosa e Sertão, aconteceram as Oficinas de produção e edição de vídeos (registro da memória viva com o grupo Manzuá) e de Comunicação Social (criação livre de sites e produções criativas).

Este trabalho contou com a participação de adolescentes e jovens da sede do município de Chapada e distrito de Serra das Araras, dos Pontos de Cultura Xacriabás (São João das Missões) e Portal Grande Sertão Veredas (Arinos) e agentes sociais da Biblioteca Municipal e do Centro Digital.



Teve por objetivo realizar a formação de coletivos na concepção “todos livres” e, também, proporcionar a experimentação coletiva na construção do I Encontro Regional de Cultura Digital das Geraes, ação firmada no Plano de Trabalho Estadual dos Pontos de Cultura de Minas Gerais. Acreditamos nisso!

Desdobramentos:

Realização de Oficina com os participantes que não foram contemplados nesta primeira edição (junho de 2012);

Reunião de organização e produção desta oficina que será ministrada pelos Manuelzinhos-da-Crôa (07/05/2012).

Criação do site do Ponto de Cultura Seu Duchim;

Instalação de programas de software livre - Gimp e editor de vídeos - em 5 máquinas;

Formação do grupo de comunicação social no XI Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas (12 a 15 de julho);






Realização: Instituto Rosa e Sertão, Secretaria de Estado de Cultura - Pontos de Cultura - Governo de Minas Gerais, Governo do Brasil - Programa Cultura Viva, Mais Cultura*

Parceiros locais: Escola Municipal Santo Agostinho, Escola Estadual Moacir Cândido, Escola Estadual Serra das Araras, Biblioteca Municipal, Funatura, Telecentro - Centro Digital Serra das Araras, companheiras de Rosa e sempre Sertão


*Esta iniciativa faz parte do Plano de Trabalho do Ponto Seu Duchim (Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura) e potencializada pelo Prêmio Pontinhos de Cultura (Ministério da Cultura, Pontinhos de Cultura/SCC).

2 comentários: