segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Memória do I Seminário Territorial de Cultura e Turismo Ecocultural do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu


Reunidos em Januária, ao longo dos dias 25 e 26 de setembro, agentes sociais, gestores públicos, organizações não governamentais, comunidades e militantes da Cultura debateram estratégias de desenvolvimento por meio da Cultura, Meio Ambiente e Turismo Ecocultural. 

O I Seminário Territorial de Cultura e Turismo Ecocultural contou com participantes e temas muito especiais. Abaixo uma breve síntese dos temas debatidos pelos convidados.
Cesar Victor do Espírito (Fundação Pró-Natureza): Mosaicos de Áreas Protegidas e a política de gestão integrada. Falou sobre o processo de construção e reconhecimento do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu.
Grupos de trabalho do Curso de Condutores Ambientais do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu sob a coordenação de Hebert Canela, Cássio Alexandre e Thiago (Radical Adventure). Foram apresentados 5 trabalhos que permitiram compreensão maior sobre o território e suas riquezas, conflitos e pontos vitais.
Seu Ilário Xackiabá que nos ofertou com a história do povo Xackiabá e da importância da Cultura como força de resistência. Reivindicou por espaços que fruam essas histórias e que o seu significado seja sementeado. 
Makely Ká, músico e integrante do Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura que em sua fala provocou o olhar dos moradores do Sertão Gerais a entender que olhar a capital das Minas tem para com o Gerais e, em especial, apresentou o momento que estamos vivendo e o espaço de consulta do Plano Estadual de Cultura. 
O professor Almir Paraca apresentou reflexões sobre a obra de Guimarães Rosa em que a força e o poder do nome tem seu destaque. Os desdobramentos que a região do noroeste de Minas Gerais vem trabalhando. Por fim, fez um chamamento para pensarmos o Grande Sertão Veredas de G.Rosa nessa militância. 



Mestre João Damasceno, com sua luta que se torna nossa quando provoca a platéia a refletir a tradição. A história do Terno dos Temerosos e a transmissão dos saberes pelos jovens. 

Pedro Domingues, representante do MinC, debateu sobre a Lei Cultura Viva numa leitura atenta sob o ponto de vista do Estado. Realizou leitura da lei e abriu escuta sensível aos participantes. Apresentou os desafios e a relevância da sanção por meio de sua regulamentação.

Aline Aline Cantia compartilhou memória e vivências. Nos ofertou com uma fala sobre Pontos de Memória (IBRAM) e as múltiplas formas de pensar a oralidade e seu poder de transformação. A urgência da Rede de Pontos de Memória em Minas Gerais.

Joel Xakriabá representou os Pontos de Cultura do Norte de Minas Gerais. Apresentou sua experiência por meio dos desafios e avanços de ser Ponto de Cultura, hoje.
Por fim, encerramos com o ciclo de diálogos que contou com a experiência de Jean Marconi na Rede Slow Food Cerrado abarcando temas como biodiversidade, cultura e saúde. Iniciou-se, naquele momento, a discussão para formação de um grupo do Slow na região.

Seu Nicolau Xackiabá e o projeto da Casa da Semente na aldeia como forte parceiro para projetos que contribuam com a segurança alimentar.
Irene Gomes Guedes debatendo a partir do olhar dos Circuitos Turísticos Urucuia Grande Sertão e Velho Chico. E, como debates como esse e seus encaminhamentos podem fortalecer a elaboração do Plano de Trabalho de ambos os circuitos.

Makely contribui no sentido de pensar a obra do Grande Sertão Veredas e o circuito de encontros rosianos. E o seu olhar a partir do projeto que realizou por meio da travessia sobre rodas (bicicleta), inspiração de seu disco Cavalo Motor. Afirmou que aqui no norte de Minas é que está à alma sertaneja, a alma do povo mineiro.

Encaminhamentos:

1. Realizar, na primeira semana de dezembro, em Sagarana (Arinos), encontro para constituição da Rede de Pontos de Memória do Sertão Nortemineiro ;
2. Solicitar aos Circuitos Turísticos Urucuia Grande Sertão e Velho Chico para realização de atividade conjunta pensando o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu e os Encontros e Festivais de Cultura do território.
3. Solicitar ao Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura para abertura de edital de Prêmio para Pontos de Leitura que incentivam/trabalhem com a obra de Guimarães Rosa.
4. Propor o  reconhecimento e firmamento do calendário ecocultural da Rede Encontros e Festivais Rosianos

Nossos agradecimentos: A todos os cursistas do Curso de Condutores Ambientais do projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária no Mosaico, Prefeitura de Januária, SESC Laces, Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, Fundo Socioambiental da CAIXA, Fundo Nacional do Meio Ambiente, Ministério da Cultura, Centro de Artesanato, Ponto de Cultura Seu Duchim, Ponto de Cultura Loas Xackiabá, Funatura, WWF, Aos companheiros do Centro de Artesanato e da Rua de Baixo, Terno dos Temerosos.

---
Projeto Turismo Ecocultural no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu
Realização: Instituto Rosa e Sertão
Parceria: Fundo Nacional do Meio Ambiente
Apoiado financeiramente: Fundo Socioambiental da CAIXA

Galeria de imagens: Fotos: Paulo Marinho.





      Grupos de Trabalho do Curso de Condutores Ambientais do Mosaico SVP










Grupos de Trabalho do Curso de Condutores Ambientais no Mosaico SVP





Professor Cássio Alexandre

Equipe do projeto TBC Mosaico e Funatura


Mestre João Damasceno e Almir Paraca











Chegança com Ponto de Cultura Seu Duchim

Erica Sakaya apresentando síntese do dia

Povo Xackiabá


Liderança Xackiabá: Seu Ilário



Aline Cântia: Pontos de Memória
Pedro Domingues apresenta Lei Cultura Viva e abre para escuta.
Músico Makely Ká

Aline Cântia, Pedro Domingues, Joel Xackiabá e Makely Ká: Lei Cultura Viva e Plano Estadual de Cultura

Damiana Campos: Ciclo de diálogos IV




Nenhum comentário:

Postar um comentário