sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Encontro de Arte, Cultura e Leitura através da Arca das Letras - Comunidade Pequi

Biblioteca rural da Comunidade Pequi - Meninos e meninas da comunidade.
Esta biblioteca começou com o programa Arca das Letras e contava com 200 livros. Hoje através de doações conta com mais de 2.500 livros.
O Arca das Letras foi criado em 2003 pela SRA para incentivar a leitura no meio rural, reunindo esforços de parceiros governamentais e não-governamentais. Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca tem cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os livros são organizados em caixas-estantes fabricadas por sentenciados das penitenciárias de Petrolina (PE), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Vila Velha (ES) e do Centro de Profissionalização Integrado do Piauí. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adulto, de saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar. O MDA conta também com o apoio do Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero/CCBB, do Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Cultura, das prefeituras, dos governos estaduais e dos movimentos sociais de trabalhadores rurais. (http://www.mda.gov.br/portal/index/show/index/cod/134/codInterno/14139).
O Encontro de Arte, Cultura e Leitura foi realizado pelo Instituto Rosa e Sertão e Associação Mãe Ana ( Pequi - Chapada Gaúcha), em parceria com o MDA, MME-FURNAS/Programa Luz Para Todos, Prefeitura Municipal de Chapada Gaúcha e FUNATURA.
Ofereceu um espaço para discussões de cunho ambiental e cultural e sobre a experiência dos agentes e leitores das bibliotecas rurais a partir da biblioteca rural Arca das Letras. A comunidade Pequi é localizada no entorno da Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari e do Parque Estadual de Serra das Araras a 80 km da sede do município de Chapada Gaúcha/MG. É habitada por 210 famílias e com uma diversidade cultural conhecida na região, em especial, pelo o grupo de Bordadeiras, pela beleza cênica e por sua biblioteca rural.
O Encontro teve como objetivo troca de experiência entre os agentes de leitura e o estímulo a leitura. Contamos com a apresentação dos parceiros do programa no munícipio e com a oficina de Arte-educação. Este encontro mostrou que o Sertão é poesia e leitura.
Estamos nos preparando para o II Encontro que contará com os representantes das 6 comunidades participantes do programa Arca das Letras, música e folia. Aguardem!
Fotos: Arcanjo Daniel -Funatura
Damiana Campos- Rosa e Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário