quinta-feira, 4 de agosto de 2011

IV Encontro Nacional de Comunidades Quilombolas

Rio sedia 4º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas


01/08/2011 - 17:38h - Atualizado em 01/08/2011 - 17:38h

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e ONG ESPADS realizam, entre os dias 3 e 7 de agosto, no Rio de Janeiro, o 4º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas. Durante o evento ocorrerá o pré- lançamento da Campanha em Defesa dos Direitos Quilombolas.

A solenidade de abertura será realizada às 18 horas do dia 3, no Plenário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, e terá seguimento com um Café na Roça, às 19h30 e uma noite cultural com Roda de Jongo, às 21 horas.

Na quinta-feira, dia 4, as atividade do encontro serão realizadas no 5º andar do prédio central da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Os trabalhos terão início às 8h com a leitura e aprovação do regimento interno. Às 10 horas, o subsecretário geral das Nações Unidas, Carlos Lopes, apresentará o tema ‘O Estado Brasileiro e o Tratamento das Questões Etno Raciais’, que terá como mediador o coordenador executivo da CONAQ, Ivo Fonseca da Silva.

À tarde, serão debatidas as ‘Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas'. O tema será apresentado por representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Cultural Palmares, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), e o professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Jairo Vieira. O debate será mediado pelo coordenador executivo da CONAQ, Ronaldo dos Santos.

Na sexta-feira, dia 5, o encontro recomeça às 8 horas, com a palestra ‘Movimentos Sociais: Organicidade do CONAQ, que será apresentada pelo professor doutor da Universidade Federal da Amazônia e coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, Alfredo Wagner. Em seguida serão realizados os grupos de trabalho com os seguintes temas: Organicidade da CONAQ e Rede de apoio ao Movimento Quilombola.

No dia 6 as atividades se iniciam às 8 horas, com a apresentação dos grupos de trabalho, realizados no dia anterior. À tarde haverá debate e encaminhamentos. O evento se encerra às 20 horas, com o pré-lançamento da Campanha em Defesa dos Direitos Quilombolas.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seasdh/exibeconteudo?article-id=560554

Nenhum comentário:

Postar um comentário