1. Leitura e aprovação da ata da 5ª reunião ordinária ocorrida no dia 07/07/2011;
2. Criação do Comitê de Acompanhamento dos Projetos de Extrativismo e de Turismo Ecocultural a serem executados pela Coop Sertão Veredas e Instituto Rosa e Sertão, respectivamente, e financiados pelo FNMA / Fundo Socioambiental da CAIXA;
3. Proposta de abertura de um posto da Polícia Militar Ambiental na Chapada Gaúcha;
4. Apresentação pelo WWF do resultado do mapeamento do uso e ocupação do solo no território do Mosaico;
5. Informe sobre a proposta de parceria entre o Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu e o Parque Natural Regional Scarp Escaut no âmbito da Cooperação Descentralizada existente entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a Região Nord Pas de Calais, França;
6. Informe sobre a capacitação para gerentes de unidades de conservação do ICMBio sobre Mosaicos de Áreas protegidas ocorrida na ACADEBIO entre os dias 15 e 19 de agosto de 2011;
Alguns encaminhamentos importantes foram dados no que tange especificamente as ações e projetos envolvendo a região do Mosaico. A afirmação da importância de compreensão das especificidades do território a partir dos laços de solidariedade entre as comunidades tradicionais e organizações que atuam no território.
No que diz respeito aos resultados apresentados pela WWF foi marcada para final de novembro, no município de Itacarambi, a oficina de construção do Mapa Colaborativo, ação já apontada pelo projeto, com intuito de mapear as comunidades tradicionais presentes no território.
Esta solicitação de mapeamento das comunidades tradicionais, proposta pelo Conselho, demonstra a necessidade de conhecermos mais profundamente a região que trabalhamos. A intenção deste encaminhamento é provocar uma reflexão a partir da realidade existente no Mosaico, onde a presença de UCs e comunidades tradicionais - num arranjo sociopolítico - caminham juntos na preservação do Cerrado.
Foi apresentado pelo Instituto Rosa e Sertão o cronograma das ações do projeto Mosaico de Turismo de Base Comunitária - pleiteado pelo Instituto Rosa e Sertão junto ao FNMA e Caixa Economica Federal - ainda no aguardo da assinatura do convênio.
Seguido a apresentação foi eleito o Comitê de Acompanhamento dos Projetos (Extrativismo pleiteado pela Coop. Sertão Veredas e Turismo de Base Comunitária) que terá por objetivo acompanhar a execução das ações de ambos os projetos, bem como, auxiliar e encaminhar sugestões.
Membros: Prefeitura de Itacarambi, Parque Nacional Grande Sertão Veredas, IEF, Caritas Diocesana de Januária, FUNATURA, Associação Agentes Ambientais do Peruaçu, Coop. SertãoVeredas e Instituto Rosa e Sertão.
Ao final da reunião foi falado sobre as experiências apresentadas no ACADEBIO e apresentado o site da Rede Mosaico - http://www.redemosaicos.com.br/ - para a divulgação das experiências que estão acontencendo por todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário