quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cadastro Ambiental Rural - CAR

Caros companheiros,
Segue, abaixo, documento da CONTAG informando aos Sindicatos, Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e demais entidades sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O CAR é um instrumento que me inquieta, e que precisa ser mais entendido/apropriado para somar ao seu objetivo. Principalmente quando falamos em "propriedades" com contextos e especificidades ligados à Agricultura Familiar e aos territórios étnicos/de identidades coletivas. Sobre este último, direciono a atenção ao sistema de uso comum dos recursos naturais.
Aconteceram algumas oficinas em Brasília, mas não sabemos os seus desdobramentos. Conversei com alguns companheiros que fizeram parte deste encontro levantando algumas questões importantes, principalmente com relação de como e o que será a diretriz deste levantamento. Será apenas o decreto? Há uma equipe multidisciplinar ? Com entender as multiplicidades dos territórios? 
Os contextos históricos, sociais e culturais necessitam de maior atenção. Vamos adentrar à realidades muitas das vezes conflituosas, em luta pelos direitos territoriais e de reconhecimento identitário. Questões: Quais são as representações presentes ao delimitar/identificar o que é uma “propriedade rural/ambiental”? Quem estará dentro e quem estará fora? Como fazer para conseguirmos aliar a identificação da "propriedade" e suas múltiplas especificidades?
Seria interessante trazermos esta discussão para nossas pautas em espaços de discussão política. 
Ao tencionar o debate sobre a questão do uso comum dos recursos naturais no Cerrado e seus territórios étnicos à aplicação do CAR, vejo a importância das Redes/Sociedade Civil e Universidades em pulsar/somar a esta discussão.
Fico feliz pela CONTAG ser uma das entidades a frente desta comunicação!
Um grande abraço,
Seguimos em Rede!


Nenhum comentário:

Postar um comentário