sexta-feira, 19 de abril de 2013

Em ação



O Instituto Rosa e Sertão anda a todo vapor nesse semestre. É com muita alegria que estamos dando continuidade às atividades de canto-coral, de orquestra de caixas e de dança. Com essas atividades, nossos finais de tarde andam mais do que floridos. E ainda nem chegou a primavera!
Nesse semestre estamos realizando também oficinas de pífano e percussão. O pífano é um tipo de flauta tradicional, usualmente feito com bambus, canos de PVC, tabocas, etc. Sua fabricação e aprendizado são relativamente simples, de modo que este é tocado em diversas manifestações tradicionais. Já em relação à percussão, os instrumentos que estão sendo trabalhados são o triângulo, o pandeiro, a caixa, a timba, o tarol, o ganzá, o agogô, a zabumba, entre outros.
Pífanos e percussão andam sempre juntos pelo Rosa, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapada Gaúcha, pela praça e por aí afora. Andam até dizendo que uma hora dessas todos vão se juntar, os cantores e cantoras, as caixeiras, o pessoal da dança, a galera do pife e os batuqueiros. Eita coisa boa! Aguardem...




Você sabe fazer um pífano? Não? Então venha...
... participar, nos dias 11 e 12 de maio de 2013, no distrito de Sagarana (município de Arinos), da I Oficina Sertaneja de Construção de Pífanos. A ideia será socializar informações sobre como fazer a tradicional flauta de bambu tocada em diversas manifestações culturais. A oficina será realizada a partir de uma parceria entre o Instituto Rosa e Sertão e o Cresertão (Centro de Referência de Tecnologias Sociais do Sertão), com apoio da Funarte, entre outros parceiros. Nos vemos lá!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário