quinta-feira, 20 de junho de 2013

Empreendimentos hidrelétricos ameaçam Rio Carinhanha


Caravana percorre municípios de Minas Gerais e Bahia para discutir o impacto de Pequenas Centrais Hidrelétricas
Entre os dias 18 e 20 de junho, organizações da sociedade civil do noroeste de Minas Gerais se reúnem na Caravana Carinhanha, que busca mobilizar o debate sobre a construção de 6 PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) no rio Carinhanha –um dos poucos grandes rios da margem esquerda do São Francisco que ainda está livre de barramentos.
A caravana se organiza em torno das audiências públicas que serão realizadas nos municípios de Bonito de Minas (MG) e Cocos (BA), nos dias 18 e 20 de junho, em função da instalação das PCH’s Caiçara e Gavião. Os empreendimentos estão na fase inicial do processo de licenciamento ambiental e sofrem críticas do Conselho do Mosaico de Unidades de Conservação Sertão Veredas-Peruaçu.
De acordo com as entidades envolvidas nos protestos, as obras trarão impactos irreversíveis, tanto do ponto de vista ambiental, como do ponto de vista social e cultural. Ao longo de seus 100km de extensão, grande parte do Rio Carinhanha encontra-se em áreas protegidas do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, território que reúne Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Reservas Particulares de Patrimônio Nacional do bioma Cerrado nos dois Estados – Minas Gerais e Bahia. Quando considerado o impacto cumulativo das obras planejadas, um terço do rio Carinhanha será transformado em uma sequência de barragens e reservatórios, alterando total e permanentemente as características do corpo d’água e ameaçando as riquezas tradicionais da região.
Organizada pela Fundação Pró-Natureza (Funatura), em parceria com o Instituto Rosa e Sertão/Ponto de Cultura Seu Duchin, a Caravana Carinhanha parte de Chapada Gaúcha (MG) na manhã do dia 18, levando técnicos, artistas e membros de comunidades locais para mobilizar a população para participar das audiências públicas no neste mesmo dia, em Bonito de Minas (MG) e dia 20, em Cocos (BA).

Contato para imprensa:

Damiana Sousa Campos (Instituto Rosa e Sertão): rosaesertao@gmail.com e (38) 3634-1463 (38) 9154 3479
Cesar Victor do Espírito Santo (Fundação Pró-Natureza - Funatura): cesar.victor@funatura.org.br e (61) 9961-0683

Nenhum comentário:

Postar um comentário