terça-feira, 20 de abril de 2010

Ações do projeto Arara Vermelha

Instituto Rosa e Sertão realiza Oficina de Ecoturismo para guias no entorno do Parque Estadual de Serra das Araras e Educação Ambiental no distrito de Serra das Araras.

 

Aconteceu nos dias 15 a 18 de abril no distrito de Serra das Araras a Oficina sobre Ecoturismo para guias do entorno do PESA - Parque Estadual de Serra das Araras, com objetivo de aprofundar nos temas sobre unidades de conservação (histórico do PESA e sua importância), histórico e histórias do lugar e troca de experiências entre os guias das comunidades: Buracos, Buraquinhos, Morro do Fogo e Serra das Araras. A oficina foi conduzida pelo Instituto Rosa e Sertão em parceria com o IEF – Serra das Araras.

Neste módulo os participantes, além da parte teórica, realizaram uma caminhada de reconhecimento e observação da Reserva Extrativista Veredas do Acari, entorno do PESA, que contou com palestras sobre as belezas naturais e também sobre o sério impacto causado pelo gado solto nas Veredas. Esta prática foi conduzida pelo Gerente do PESA – Parque Estadual de Serra das Araras Cícero de Barros Sá. (Foto1). Para enriquecimento do trabalho de Educação Ambiental foi realizado na praça da Igreja em Serra das Araras a Rua de Lazer: “ Cerrado em Cultura no meio da Rua” com a coordenação das arte-educadoras do Ponto de Cultura Seu Duchim: espaço geral de folias artevideomusicais de Chapada Gaúcha.

Na continuação da oficina de Ecoturismo será realizado uma segunda prática com os guias locais na “Caminhada Ecocultural Vão dos Buracos”, no dia 25/04 com saída marcada para 6:00 de Chapada Gaúcha. “Este trabalho de valorização dos roteiros turísticos pelos moradores da cidade de Chapada é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo e também para a comunidade beneficiada”, diz Anderson Lopes, consultor e idealizador da primeira caminhada Ecocultural no município.

Este primeiro módulo é uma das metas do projeto Arara Vermelha: das nascentes preservadas ao turismo de base comunitário é realizado pelo Instituto Rosa e Sertão em parceria com a SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. Tem como foco o ecodesenvolvimento de 5 comunidades interligadas por suas histórias, vivências, belezas cênicas e também por problemas ambientais sofridos ao longo dos anos. Este trabalho terá como foco o Turismo de Base Comunitária e as experiências e estudos de trabalhos já realizados na região que fomentaram a discussão, em 2003, na Implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas- realizado pela FUNATURA e também o DTBC – Plano de Desenvolvimento Territorial de Base Conservacionista do Mosaico Sertão Veredas- Peruaçu, 2008 – FUNATURA. O público-alvo constitui-se nas comunidades tradicionais do entorno do Parque Estadual Serra das Araras – Buracos, Buraquinhos, Morro do Fogo, Pequi e distrito de Serra das Araras –, todas pertencentes à zona rural do município de Chapada Gaúcha/MG.

A idéia do turismo de base comunitária é a de oferecer ao visitante o ambiente do modo de vida na roça, dando-lhe a possibilidade de desfrutar da culinária de fogão à lenha, da famosa prosa mineira e de outros atrativos e curiosidades que deram matéria prima à literatura Roseana, despertando até hoje vasto interesse de quem chega de fora. Em oposição ao turismo de massa, este tipo de turismo tem a vantagem de estar diretamente vinculado à manutenção do modo de vida local, aliando geração de renda, preservação ambiental e valorização da identidade cultural.

Parceiros locais: IEF – Serra das Araras, FUNATURA, Escola Estadual de Serra das Araras, Associações Comunitárias de Buraquinhos, Pequi e Morro do Fogo e Prefeitura Municipal Chapada Gaúcha.


Rua de Cultura com Arte-Educadoras do Ponto de Cultura Seu Duchim




Apresentação de Teatro: "Macaco Simão"        
Créditos: Fotos: Damiana Campos
Texto: Ana Carneiro, Camila Medeiros e Damiana Campos