quinta-feira, 1 de abril de 2010

I SEMANA DE ARTE E CULTURA DO PONTO DE CULTURA SEU DUCHIM:ESPAÇO GERAL DE FOLIAS ARTEVIDEOMUSICAIS

Durante a  semana de 18 a 25 de abril de 2010 o Ponto de Cultura Seu Duchim: Espaço Geral de Folias Artevideomusicais e Instituto Rosa e Sertão através do Prêmio Pontos de Valor - Governo Federal -Ministério da Cultura/SCC e PNUD em parceira com a Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Ação Social, realizaram a I Semana de Arte e Cultura juntamente com os Mauelzinhos-da-Crôa e comunidade no município de Chapada Gaúcha/MG. Esta semana fortaleceu ainda mais o trabalho coletivo e voluntário do Projeto Manuelzinho-da-Crôa, com sua extensa  programação que contou com oficinas de Desenho, Arte e Cultura e Música coordenada pelo Ponto de Cultura e com a participação especial da artísta plástica Anouk Pittet.

Oficina de desenho coletivo


Participaram cerca de 100 pessoas entre 04 a 50 anos com atividades de criação e frição de desenhos a partir de Mandalas, História Coletiva, Música, Confecção de Marionetes a partir dos Resíduos Sólidos, Gincana Ecológica Manuelzinho-da-Crôa, Rua de Cultura e como fechamento de suas atividades os Manuelzinhos, em forma de Cortejo, encantaram as ruas da cidade com  música,  brinquedos cantados e ciranda.


Oficina de Desenho criativo através de Mandalas -
Contamos com a participação: Comunidade e Professores do PET ( Serra das Araras, Chapada Gaúcha, Distrito Bom Jesus), Professores da E.E.Santo Agostinho.


O Ponto de Cultura Seu Duchim continuará com está iniciativa no mês de maio contando com o intercâmbio de Pontos de Cultura com as oficineiras Laís Eveline, artista e pintora Naif e Tânia, contadora de Contos e Causos, do Ponto de Cultura Centro de Artesanato de Januária/MG.
Manuelzinhos-da-Crôa
-
Oficina de Marionetes produzidos com residuos sólidos coletados durante a Gincana Ecológica
  
Organização do Cortejo - Bicicletas, Bailarinos, Música e Poesia
Contação de História e Brinquedo Cantando na Praça Central

Agradecimentos: Anouk, Camila, Alexandre, Paula, Marilene, Antonia, Ana Cláudia, Daiana, Neide( Mamuska), Diana, Dona Reisinha, João Pedro, Mara, Angela,  Manoel, Vera Lúcia, Cida, Keila, Sara, Lais, Tânia, enfim a todos aqueles que contribuiram para o sucesso da Semana de Arte e Cultura do Ponto de Cultura Seu Duchim.


Concurso da Dança do Peixinho
"Lá na beirinha do pocinho de cristal,
eu vi como peixinho faz.
Para arrumar uma nomorada, ele limpa as escamas, bate as barbatanas, faz cara de quem ama.
E ainda mais... sabe o que peixinho faz?
Nada, nada, nada, o peixinho nada, nada, nada e nada".

Nosso primeiro violeiro mirim.

Realização: Ponto de Cultura Seu Duchim e Instituto Rosa e Sertão

Parceria:  Prêmio Pontos de Valor -Governo Federal - Ministério da Cultura/ SCC, PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Ação Social.