terça-feira, 21 de setembro de 2010

I ENCONTRO DE AGENTES DE LEITURA DO TERRITÓRIO DO MOSAICO SERTÃO VEREDAS-PERUAÇU

No dia de folia e foliões na Rua da Cultura em Januária realizamos com sucesso o I Encontro de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras - MDA.
Contamos com a presença das comunidades: Ribeirão de Areia, Rio dos Bois e Retiro Velho do município de Chapada Gaúcha; Distrito São Pedro das Tabocas do municipio de Pedra de Maria das Cruzes e Conego Marinho - Estes municípios são pertencentes ao Mosaico Sertão Veredas- Peruaçu.
A programação do dia 18 de setembro ficou por conta da coordenadora executiva do Instituto Rosa e Sertão Damiana Sousa Campos que contou com a colaboração da RedeCCom na realização do registro audiovisual e na dinâmica de auto apresentação.
Durante a manhã a Roda de Prosa ferveu com os depoimentos dos agentes veteranos do programa e com o entusiasmo dos novos agentes que embarcam neste ano com a missão de levar leitura e arte para suas comunidades rurais.
A lição tirada deste encontro ficou registrada com a fala de D.Valdivia " Precisamos de mais iniciativas destas para seguir o trabalho, sozinhos é muito difícil".
O Instituto Rosa e Sertão espera ainda realizar muitos outros encontros e movimentar esta ação que oxigena as relações e ações das comunidades rurais.
Só para dar um gostinho a mais segue o registro fotográfico feito por Natália Rust.
Roda de Prosa com os agentes de leitura
Apresentação do kit encaminhado pelo MDA - Articulação Cultural

Relatos e experiências pela agente de Pedras de Maria das Cruzes - D. Valdivia
Dinâmica de auto apresentação com a RedeCCOM - Agente José Wilson -Comunidade Ribeirão de Areia-Chapada Gaúcha
Agente de Leitura da comunidade Rio dos Bois pela primeira vez em contato com a camera

Este evento contou com a colaboração do Ministério do Desenvolvimento Agrário através da Coordenação e Articulação Cultural, Prefeitura Municipal de Chapada Gaúcha, Instituto Rosa e Sertão e RedeCCOM.

Apoio: Centro de Artesanato de Januária e Família Medeiros Wombral
Registro Fotográfico: Natália Rust
Meninas do Rosa e Sertão: Vitória, Ambrosina, Damiana,  Marilene Lima, Diana Campos, Daiana Campos, Camila Medeiros e D.Vera.
Menino do Rosa e Sertão: Lucas Emanuel

Um comentário:

  1. Gostamos muito da sua iniciativa de fazer o Encontro de Agentes de Leitura. Com certeza tudo vai ficar mais dinâmico com o trabalho de vocês ajudando os agentes nas bibliotecas rurais.

    beijo

    ResponderExcluir