quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Memórias da II Reunião de Planejamento Participativo

Na tarde de 31 de janeiro de 2012, as 16:00 horas aconteceu, no Ponto de Cultura Seu Duchim, a II Reunião de Planejamento Participativo do Instituto Rosa e Sertão e instituições de Chapada Gaúcha.

Contamos com a presença dos pais e mães dos Manuelzinhos-da-Crôa, Rede Pública de Ensino - E.E.Moacir Cândido, Cooperativa Sertão Veredas, Funatura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Sementes Lanza Vieira, num total de 30 pessoas pensando a gestão e ação participativa.

A segunda edição deste encontro teve por objetivo apresentar as ações e projetos que estarão em curso no ano de 2012, bem como, fomentar parceria para formação de um calendário coletivo de atividades/ações por meio das instituições governamentais, Escola, setor empresarial e ONGs. Este calendário terá como norteador atividades/ações que fomentem a promoção da Cultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento e Política Social.

Em 2011, realizamos este encontro com intuito de fomentar novas parcerias, otimizar recursos e potencializar as ações. Porém muitas das entidades presentes não tinham realizado o planejamento de trabalho para o respectivo ano, dificultando assim um desenho coletivo do trabalho que seria realizado. Mesmo assim apresentamos os Planos de Trabalho e as atividades que desejaríamos que fossem realizadas coletivamente.

Na reunião deste ano apresentamos os projetos que desenvolvemos, que estão em andamento e que serão executados no presente ano com suas respectivas metas, ações, metodologias e planilhas orçamentárias. Sendo eles: O projeto já em fase final “Arara Vermelha” em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e IEF – Serra das Araras, o “Ponto de Cultura Espaço Geral de Folias Seu Duchim” em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura, o Projeto “Turismo Ecocultural de Base Comunitária Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu” em parceria com a Caixa Econômica
Federal, Fundo Nacional do Meio Ambiente e Fundação Pró-Natureza - Funatura e, a apresentação do Prêmio Pontinhos de Cultura/2010 em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural e Ministério da Cultura.

Contamos também com a participação da Funatura que apresentou um panorama geral das atividades do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu e do projeto "Projeto Grande Sertão Veredas" FUNBIO/Funatura. Este projeto estará promovendo a visitação dos alunos das Escolas Públicas dos municípios de Formoso, Arinos, Chapada Gaúcha e Cocôs (BA) ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas juntamente com uma proposta coletiva de Educação Ambiental.

Após as apresentações foi mencionado pelo Rosa e Sertão os desafios que Chapada Gaúcha terá que vencer no que diz respeito a criação de espaços de discussões, fomento a cultura e acesso a informação para jovens de 14 a 17 anos. Foi tocado aos participantes que esta iniciativa é mais uma vez uma tentativa de promover laços de solidariedade e união para que os adolescentes que não estão incluídos no processos de fruição cultural e autonomia se sinta parte integrante destes movimentos.

Finalizou com a apresentação do Plano de Ações do Instituto Rosa e Sertão por meio do Ponto de Cultura Seu Duchim e Prêmio Pontinhos de Cultura para que estas sejam potencializadas e somadas aos planos das demais instituições. Sendo elas:
Janeiro: Reunião Planejamento Participativa,
Fevereiro: Oficina de Comunicação Social e produção Site
Março: Oficina de ÁudioVisual com o Ponto de Cultura Artemanha - Caravelas (BA), Encontros informativos - Saúde e Cultura - Educação Sexual e Violência doméstica
Abril: Cine Roça, Centro de Memória Viva, Cine Ponto
Maio: Intercâmbio dos alunos do ÁudioVisual com o Ponto de Cultura Artemanha,
Junho: Oficina de Processo Criativo com o Grupo Terceira Margem - Caravana Artesania
Julho: Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas

As atividades de Canto-Coral, Caixeiras, Arte- Educação, Dança, Programa Prosa e Sertão (Rádio Comunitária) segue sua programação permanente.

Ainda não conseguimos com formar este calendário ... um dia sei que vai acontecer.

Seguimos na coletividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário