sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Arca das Letras e Instituto Rosa e Sertão parceria para o desenvolvimento rural através da leitura

Da esquerda para direita: Patricia, Cleide e Damiana
O programa Arca das Letras do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário/Articulação Cultural é uma das iniciativas do Governo Federal que fortalece cada vez mais fotalece as comunidades rurais deste nosso Brasil!
A Arca das Letras com seus 180 livros rendem momentos únicos que acreditamos ser um espaço de iniciativas, troca de risos e risadas através das histórias e aprendizado.
Neste espírito realizamos no dia 10/09, Instituto Rosa e Sertão e RedeCCom , um encontro com Cleide Soares - Coordenadora Geral da Articulação Cultural do MDA em Brasilia/DF. Este encontro foi muito importante para o planejamento de mobilização dos Agentes de Leitura de Chapada Gaúcha e Pedras de Maria das Cruzes no I Encontro de Agentes de Leitura a nivel territorial.
Sou colaboradora eventual do programa há dois anos e pude durante esta semana realizar quatro encontros fundamentais para estruturação e firmamento das arcas do município de Chapada Gaúcha com apoio do MDA e Prefeitura Municipal de Chapada Gaúcha.
Amanhã ( 18/09) estaremos em Januária durante a Rua da Cultura, evento anual do Centro de Artesanato, reunidos com 8 agentes para uma roda de prosa e entrega dos livros novos doados pelo MDA.
O trabalho voltado as Arcas é uma das formas de descentralização e valorização do campo através da leitura!!!
E Viva as Comunidades Tradicionais e Viva o acesso a leitura!
Nosso viva a toda a equipe da Arca das Letras e, em especial ao Marcilio Guimarães nosso eterno  incentivador, pelo trabalho direcionado ao fortalecimento do programa.
Amanhã é dia de leitura e folia na Rua da Cultura em Janú e Folia e Foliões mais anoitinha!
Meninas da Arca das Letras selecionando livros
Neste encontro vi de perto a labuta diária feita com muito carinho feita pelas meninas da Arca para organização dos materiais e livros.
Organizando os Kits e contando histórias
Trabalho coletivo e organizado

3 comentários:

  1. Como é que a gente faz pra conhecer o Instituto, na Chapada Gaúcha? Quais os dias e horários de funcionamento? Existe uma sede? Grato.un

    ResponderExcluir
  2. Olá Jean,
    Será um prazer recebê-lo.
    Temos sede na Avenida RIo Grande do Sul com a Minas Gerais, Centro, Chapada Gaúcha-MG.
    Tel: (38) 3634 1463.
    Um grande abraço,
    Damiana

    ResponderExcluir
  3. Damiana,

    Volte sempre! Foi muito boa a sua visita aqui no Ministério do Desenvolvimento Agrário / Arca das Letras.

    Cleide

    ResponderExcluir